GARANTIDORA DE CONDOMÍNIOS GARANTE CAMPINAS WHATSAPP

Vazamento de água: o que fazer para identificar um na sua casa? Parte I

Há situações em que fica fácil perceber a existência de um vazamento. Contudo, tem aqueles casos “invisíveis”, que não deixam nenhum sinal aparente.

Há situações em que fica fácil perceber a existência de um vazamento. É o caso de os revestimentos começarem a se desprender da parede e as manchas de mofo que começam a surgir do nada. Contudo, tem aqueles casos “invisíveis”, que não deixam nenhum sinal aparente.

Como o vazamento de água pode ser identificado?

Cada caso é avaliado individualmente. De maneira geral, é o morador que pode identificar (como no caso do mofo e dos revestimentos descolando) ou um técnico especializado, que vai achar a raiz do problema, mesmo que os sinais não estejam visíveis. No segundo caso, quando você não tem ciência da origem, é um pouco mais complicado. Porém, ainda assim, sempre existem indícios de um possível vazamento. Nos próximos tópicos, vamos explicar quais são os principais e como eles ajudam a identificar esse problema em casa ou no prédio.

Movimentação de água no vaso sanitário

Você pode fazer um teste colocando um pouco de borra de café no vaso sanitário. Depois de um tempo, verifique se houve alguma diferença. Ela deverá estar no mesmo lugar onde caiu. Se tiver qualquer mudança, é sinal que existe algum movimento na água, o que é um indicativo de vazamento.

Aumento no valor da conta de água

Esse é um sinal claro de que há um vazamento no imóvel e também um dos mais fáceis de identificar o problema. Note o consumo mensal e se a qualquer momento o valor subir consideravelmente sem que exista qualquer explicação para isso, existem grandes chances de o problema existir ali.

Fonte: Meu Living
Link: 
https://blog.meuliving.com.br/vazamento-de-agua/